[vc_section][vc_row][vc_column width=”2/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5482″ nd_options_width=”100%”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]Considerada a mais dura rival de Florença, a cidade manteve o típico aspecto da Idade Média. O seu coração bate na famosa Piazza del Campo com sua extravagante forma de concha. É neste local que acontece, duas vezes ao ano (2 de julho e 16 de agosto) o célebre Palio di Siena. Considerada uma das mais bonitas do mundo, a Piazza del Campo é cercada por esplêndidas construções, entre as quais se destacam o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. Outro lugar mágico é a piazza del Duomo, onde reina absoluta a fachada da catedral gótica. Desde 1995 o centro histórico de Siena está declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][nd_options_spacer nd_options_height=”20″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5483″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”20″][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/3″][nd_options_spacer nd_options_height=”20″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”O Buon Governo”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]O Governo dos Nove se apoiava sobre dois pilares: o Povo e a Cidade, inclusive, os documentos oficiais da época traziam a inscrição ‘’governadores e defensores da Cidade e do Povo de Siena’’. A condução da República era reservada aos cidadãos virtuosos e com bom senso. Neste período, a Monarquia entendida como a submissão de todos a um Signore é definitivamente repudiada sendo substituída pela ideia de que os cidadãos devem estar no centro dos interesses dos governantes. O comando propriamente dito estava nas mãos da Junta dos Nove magistrados, que tinham mandato de apenas dois meses. Durante a gestão, todos residiam no Palazzo Comunale isolados das famílias e sem nenhum contato com o exterior. Tudo para que pudessem decidir sem pressões de fora e não ficassem suscetíveis à corrupção. Como os ”Nove Signori’’ não podiam sair do palácio, a solução foi construir a Loggia dei Nove, um balcão colocado atrás do Palazzo Pubblico (voltado para a Piazza del Mercato) para que pudessem espairecer de vez em quando. As instituições judiciárias encarregadas de tutelar a República eram de responsabilidade da Podestà, enquanto a prestação jurisdicional à população era dever do Capitano del Popolo.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][nd_options_spacer nd_options_height=”55″][vc_column_text]Este último tinha um mandato semestral. Ao fim, era submetido a um processo para averiguar eventuais responsabilidades e cada cidadão podia oferecer denúncia de corrupção ou injustiça. Já a Podestà era eleita pelo Concistoro, a reunião máxima dos Nove. Normalmente o escolhido era de fora — para evitar qualquer privilégio — e com menos de 30 anos. Sua função era presidir as reuniões do Consiglio Comunale (Câmara de Vereadores) e não permitir que nenhuma das deliberações ferisse o estatuto da cidade.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][/vc_section][vc_row][vc_column][nd_options_spacer nd_options_height=”60″][/vc_column][/vc_row][vc_section][vc_row][vc_column width=”1/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5486″ nd_options_width=”100%”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”Piazza del Campo”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]Como já foi dito, é o coração de Siena e uma das mais belas praças do mundo. Seu formato de concha está dividido em 9 partes como homenagem aos ”Nove Signori” que governaram a até o final dos anos 1300. Na Idade Média era o local onde a população se reunia para discutir as questões da cidade.[/vc_column_text][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5485″ nd_options_width=”100%”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5487″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]Sobre o ‘’Campo’’ estão alguns dos mais importantes monumentos seneses. Um deles é o Palazzo Pubblico, ocupado por sucessivos governantes a partir dos últimos anos no século XII, época dos ‘’Nove Signori’’. É Chamada ‘’del Campo’’ porque foi um espaço verde onde funcionava o mercado. Hoje é o cartão de visita da cidade e a arena na qual se disputa, duas vezes ao ano, o Palio de Siena.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][/vc_section][vc_row][vc_column][nd_options_spacer nd_options_height=”60″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5488″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”O símbolo do poder político”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]O Palazzo Pubblico de Siena, também conhecido como Palazzo Comunale, se destaca imponente sobre a Piazza del Campo. Construído entre 1297 e 1310 por ordem do Governo dos Nove da República de Siena, foi a residência da Signoria e do Podestà. Ainda hoje é o símbolo do poder político, pois, nele funciona a prefeitura. A fachada reflete diversos períodos de construção. No início, as pedras. Depois, o tijolo. A parte de cima é decorada com ‘’merli guelfi’’, isto é, um elemento típico da arquitetura militar medieval com elevações quadradas. No centro, o monograma de Cristo sobre um enorme disco de mármore branco. A Torre del Mangia foi colocada nos anos 1300, assim como a Capela da Praça, edificada em 1352 como agradecimento à Virgem pelo fim da peste negra que flagelou Siena por uma década.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5489″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”A Torre del Mangia”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]Uma das torres mais famosas da Toscana e a terceira mais antiga em altura (87 metros ou 102 contando o para-raio) foi construída entre 1338 e 1348. A sua grandeza personificava a liberdade de Siena e o fim da submissão ao poder feudal. A arquitetura leve e elegante ganhou o nome do primeiro encarregado de tocar os sinos. De fato, Giovanni di Balduccio era conhecido por ‘’rasgar’’ dinheiro sobretudo quando o assunto era a boa cozinha (tá perdoado, Giovanni!). Por isso, ele ganhou o apelido de Mangiaguadagni (algo como Giovanni Come-Dinheiro) que logo foi abreviado para Mangia. Infelizmente, o trabalho durou pouco, pois, em 1360 foi instalado o primeiro relógio mecânico, mas o apelido ficou.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5490″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”A rainha das fontes”][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]A Fonte Gaia recebeu este nome por causa da imensa alegria que trouxe ao jorrar água pela primeira vez em 1346. Em 1409, a cidade encomendou a reestruturação do monumento ao grande escultor Jacopo della Quercia (chamado depois de Jacopo della Fonte). A obra, concluída em 1419, é uma das maiores expressões da escultura do quatrocentismo italiano. Nos dois lados menores, o artista trouxe, em baixo-relevo, a Criação de Adão e a Expulsão do Éden. No centro está a Virgem com o Menino Jesus, ladeada, segundo a tradição, por Rea Silvia e Acca Larenzia, referência à mítica origem romana da cidade. As demais estátuas são representações das Virtudes Cardeais (Prudência, Justiça, Força e Temperança) e Teologais (Fé, Esperança e Amor).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][nd_options_spacer nd_options_height=”60″][/vc_column][/vc_row][vc_section][vc_row][vc_column width=”2/3″][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5495″ nd_options_width=”100%”][nd_options_spacer nd_options_height=”20″][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”O Duomo de Santa Maria Assunta, a Catedral de Siena” nd_options_text_line_height=”30″][nd_options_spacer nd_options_height=”20″][vc_column_text]É uma das mais majestosas e importantes igrejas italianas no estilo românico-gótico. Foi consagrado em 1179 pelo senese Alessandro II, mas a construção se estendeu por aproximadamente dois séculos. Em 1317 Siena estava no auge como potência e decidiu ampliar o Duomo para mostrar força aos adversários, mas o sonho foi interrompido pelo pesadelo da peste de 1348. Ainda hoje é possível ver alguns traços daquele ambicioso projeto nos restos das colunas e na grande fachada incompleta. E já que estamos nesse assunto, observe — e se encante — com a fachada em mármore do Duomo, que se divide em duas metades. A inferior, de Giovanni Pisano, no estilo românico-gótico — e a superior, também gótica, com uma belíssima rosácea emoldurada por nichos com bustos dos Apóstolos e Profetas que homenageiam a Virgem Maria com o Menino Jesus. Dentro é dominada pela bicromia branca e preta, as cores do brasão de Siena. O Duomo é um verdadeiro porta-jóias de obras-primas, começando pelo púlpito de Nicola Pisano (1265 – 68), uma das esculturas mais importantes do período Duecento italiano. Já no altar Piccolomini é possível admirar quatro esculturas de Michelangelo quando ainda era jovem: San Pietro e San Paolo, San Pio e Sant’Agostino. Logo depois está a Livraria Piccolomini, construída em 1492 para guardar o riquíssimo acervo literário acumulado pelo Papa Pio II. Na capela à esquerda está o memorável San Giovanni Battista de Donatello (1455) enquanto os afrescos são do genial Pinturicchio. As oito estátuas de bronze que enfeitam as colunas do coro são de Domenico Beccafumi. Acima, uma cópia do famoso vitral circular de Duccio di Buoninsegna representando a morte, a assunção e a coroação da Virgem.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ css=”.vc_custom_1578234393548{background-color: #eeee22 !important;}”][nd_options_text nd_options_text_tag=”h2″ nd_options_text_weight=”bold” nd_options_text_family=”nd_options_first_font” nd_options_text=”O maior e mais magnífico piso que já existiu!” nd_options_text_line_height=”30″][nd_options_spacer nd_options_height=”10″][vc_column_text]Foi assim que ninguém menos de Giorgio Vasari definiu o chão do Duomo. E não é difícil de ententer o porquê. Cada um dos 56 requadros, chamados de “tarsie”, foi desenhado por mestres do Renascimento, reproduzido pelos marmoristas e trabalhado por artesãos especializados na pedra. O resultado é uma obra de arte única no mundo, que esconde uma mensagem alegórica de contínua busca pela sabedoria. O piso das três naves são dedicados a episódios e a personagens da cultura humanista grega; sob a cúpula estão histórias do Antigo Testamento (destaque para a tarsia de Domenico Beccafumi, dedicada ao sacrifício de Isaac). Normalmente dois terços do piso permanece coberto por um tecido especial que o preserva dos efeitos do tempo e do constante caminhar dos visitantes. Essa proteção só é retirada de 18 de agosto, depois do Palio dell’Assunta até o final de outubro.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner css=”.vc_custom_1578234816395{background-color: #ffffff !important;}”][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5496″ nd_options_width=”100%”][nd_options_image nd_options_align=”center” nd_options_image=”5497″ nd_options_width=”100%”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][/vc_section][vc_row][vc_column][vc_media_grid initial_loading_animation=”none” grid_id=”vc_gid:1578237636640-1d1b1eff-e87f-3″ include=”5499,5500,5501″][/vc_column][/vc_row]
Viagem Artesanal